O guia dos eco-programas da televisão


O Paulista900 pesquisou os principais programas sobre o meio ambiente das televisões abertas e fechadas. Quem os conhece? Perda de tempo ou ação de conscientização?

Por Ayana Trad e Alan Porto Vieira

O que você faz em seu tempo livre? Um dos programas favoritos do brasileiro é, definitivamente, assistir televisão. Segundo o IBGE, cerca de 175 milhões de pessoas (92,4%) com 14 anos ou mais procuram a telinha como fonte de entretenimento. A programação é diversa: são novelas, filmes, jornais, entrevistas, clips, talk shows, desenhos… Um fenômeno perceptível na grade das emissoras é a crescente presença de programas que falam sobre o meio ambiente. Afinal, há um dever social associado a todos os meios de comunicação. Mas, será que o a população tem assistido a esses programas?

São várias as opções, há até mesmo canais inteiros dedicados à ecologia, mas talvez muito esteja sendo investido por pouco resultado. Uma pesquisa feita na Avenida Paulista mostrou que poucos se interessam pelo gênero, ou até mesmo conhecem tais programas. as Veja a seguir opções. No final apresentamos um gráfico com os resultados da pesquisa que fizemos.

Globo Rural »

Globo Rural

Emissora: GLOBO
Horário: De segunda a sexta, das 6:05 até as 6:30
Gênero: Jornal
Sinopse: O primeiro do gênero, de 1980, o Globo Rural é um programa com notícias sobre a vida no campo, agrobusiness, empreendimentos rurais, criação de animais e agricultura.

Pesca Alternativa »

Pesca Alternativa

Emissora: SBT
Horário: Domingo, das 7:30 as 8:30
Gênero: Matéria in loco
Sinopse: Aborda aspectos turísticos, históricos, culturais, regionais, costumes e comportamento de cada local onde se realiza a pescaria sem agredir e comprometer a natureza.

Especial Cultura Meio Ambiente »

Especial Cultura Meio Ambiente
Emissora: Cultura
Horário: Domingo, das 17:00 as 17:30
Gênero: Documentário
Sinopse: Documentários focados no tema Meio Ambiente, além de grandes matérias sobre projetos ambientais principalmente da América Latina.

Repórter Eco »

Repórter Eco

Emissora: Cultura
Horário: Domingo, das 17:30 as 18:00
Gênero: Jornal
Sinopse: Jornal iniciado em 1992, o primeiro no Brasil sobre meio ambiente. Aborda de forma aprofundada pesquisas para o desenvolvimento sustentável e conservação dos biomas brasileiros. Além disto, descute temas como: estudos de controle da poluição do ar, solo, terra e água, ecologia urbana, fontes de energia alternativa e renováveis, astronomia, antropologia, arqueologia, arquitetura ecológica, redução, reuso e reciclagem de resíduos sólidos, comércio justo, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, e ecoturismo.

Planeta Terra »

Planeta Terra

Emissora: Cultura
Horário: Domingo, das 18:00 as 19:00
Gênero: Documentário
Sinopse: Documentários diversos com tema meio ambiente e história de civilizações

Globo Ecologia »

Globo Ecologia

Emissora: FUTURA
Horário: Segunda , das 20:30 as 21:00
Gênero: Jornal
Sinopse: Programa feito pela Rede Globo que trata de ecologia

Caminhos da Energia »

Caminhos da Energia

Emissora: Futura
Horário: Quarta, das 20:30 as 21:00
Gênero: Documentário
Sinopse: Apresentado por Amir Klink e pago pela CPFL, mostra a importância de todas as formas de energia da história e o impacto das novas invenções.

Amazônia Rural »

Amazônia Rural

Emissora: Futura
Horário: Quinta, das 20:30 as 21:00
Gênero: Jornal
Sinopse:Trata de assuntos ligados ao desenvolvimento do setor primário na região Amazônica. Através de reportagens especiais mostramos a Amazônia sustentável pelas mãos de quem faz a produção rural na floresta, a responsabilidade ambiental e as técnicas de criação e cultivo.

Cidades e Soluções »

Cidades e Soluções

Emissora: Futura

Horário: Sexta, das 20:30 as 21:00

Gênero: Jornali

Sinopse: Apresentado por André Trigueiro, mostra iniciativas de desenvolvimento sustentável.

E para dar um gostinho, algumas opções que passam em canal fechado:

Terra nova »

Terra nova

Emissora: Fox
Horário: Segunda, 22:00
Gênero: seriado
Sinopse: No ano de 2149, a Terra morrendo pelos excessos de industrialização, poluição e superpopulação. A devoção à ciência levou a humanidade à beira da destruição, mas também possibilitou a única hipótese de salvação. Como a maioria das plantas e animais está em extinção, sabendo que não há forma de reverter os danos feitos ao planeta, um grupo de cientistas consegue abrir uma distorção temporal, criando um portal para a Terra pré-histórica de  há 150 milhões de anos no passado. Esse portal leva a um mundo maravilhoso e à possibilidade de salvar a raça humana.

Crimes contra a natureza »

Crimes contra a natureza

Emissora: National Geographic Channel
Horário: Sexta, 14:00
Gênero: Documentário
Sinopse: o próprio nome do programa entrega o conteúdo. Equipes investigam instituições e pessoas que cometem abusos contra o meio ambiente.

V »

V

Emissora: ABC
Horário: cancelado, mas pode ser encontrada para download
Gênero: Seriado
Sinopse: Alienígenas bonitos e idênticos aos humanos chegam à Terra cheios de boas intenções, alardeando a paz e a colaboração entre as espécies. Eles procuram ensinar aos humanos como lidar com o planeta, como curar doenças e respeitar a natureza. No entanto, o verdadeiro objetivo dos extraterrestres é tomar o controle do planeta com manipulação da mídia e golpes políticos.

Canal: Animal Planet »

Canal: Animal Planet

Sinopse: Todos os programas deste canal são voltados para os animais, sua relação com o ambiente e com o homem. Há vários programas sobre extinção, poluição, sustentabilidade e conscientização da sociedade.

Canal: Discovery Kids »

Canal: Discovery Kids

Sinopse: Ajuda a formação educacional de crianças com programas que falam sobre a importância de preservar a natureza e ter atitudes sustentáveis.

[spoiler show="Canal: Discovery Home and Health" hide="Leia -"]
Canal: Discovery Home and Health

Sinopse: Alguns programas fazem paralelos entre qualidade de vida e atitudes pró meio ambiente

Canal: Discovery Channel »

Canal: Discovery Channel

Sinopse: O canal aborda uma grande variedade de temas, sobre sociedade e tudo que envolve o homem. Há diversos documentários que mostram a natureza e a interação entre os seres.

TV aberta

Pouco se conhece dos programas da TV aberta, e quase ninguém os acompanha (50 pessoas foram entrevistadas)

TV a cabo

Na programação da TV a cabo o conhecimento é maior, mas mesmo assim a audiência é baixa (50 pessoas foram entrevistadas)

Tags: ,